Ki-Aikido

Ki-Aikido (Shin Shin Toitsu Aikido)

É uma arte marcial japonesa cujo objetivo não é vencer o oponente, mas sim unificar mente-corpo por meio do estudo de que “a mente move o corpo” (princípio do Ki). O Ki-Aikido também conhecido como Shin Shin Toitsu Aikido, é um estilo de Aikido caracterizado por técnicas muito sutis e fluidas, com ênfase no desenvolvimento de Ki e foi desenvolvido por Koichi Tohei. O Ki-Aikido busca a harmonia dos seres com uma energia universal chamada Ki, comum às práticas do Zen e do Yoga.
Ki é uma palavra japonesa de difícil tradução. É usada em diferentes expressões para significar “energia”, “espírito” ou “atenção”. Filosoficamente, ki é a energia vital presente no universo. Sob um ponto de vista ocidental, o ki pode ser entendido como um direcionamento mental da energia física sem tensão muscular. Koichi Tohei destaca a importância de desenvolver o ki tanto para o treinamento do Aikido como para a vida.

O real valor da prática de Ki-Aikido

O real valor da prática do Ki-Aikido está no desenvolvimento do espírito de não conflito consigo mesmo. Desde a juventude, nós somos ensinados a reagir à aparente agressão com agressão; se não fisicamente, então mentalmente e emocionalmente, com raiva e ressentimento. Mesmo que não nos sintamos confortáveis exibindo essa negatividade, esses sentimentos de agressividade, mesmo assim os experenciamos, e os ocultamos em nossa mente, onde eles juntam-se a outras emoções previamente depositadas, e eles envelhecem e fermentam, eventualmente causando um mal estar geral ou sentimento de ansiedade em nossas vidas. Em um dojo de Ki-Aikido, ao sermos atacados repetidamente, aprendemos, com a ajuda de professores experientes, que seguindo de forma calma os cinco princípios do Ki-Aikido conseguimos resolver o problema de um agressor fora de controle, e ao mesmo tempo não perdemos nosso controle físico e emocional, sem com isso depositar mais lixo emocional em nossa mente. Gradualmente nossa mente começa a ficar limpa da negatividade, medo e sentimentos de raiva, dessa forma torna nossa vida  leve, clara e feliz.

Os cinco princípios do Ki

1 – Expandir o Ki
2 – Conhecer a mente do oponente
3 – Respeitar o Ki do oponente
4 – Colocar-se na mesma posição do oponente
5 – Guiar com confiança

Princípios de unificação mente-corpo:

1 – Concentrar-se no ponto um
2 – Relaxar completamente
3 – Manter o peso embaixo
4 – Expandir o Ki

Por meio da verdadeira experiência do fluxo de Ki no corpo, você pode produzir um movimento que é livre e belo. Esse movimento ajuda a polir sua personalidade e suavizar suas relações com os companheiros de trabalho e os membros da família. Isso será efetivo em todas as situações de sua vida.

Ki-Aikidô para todas as idades

Nas aulas de Ki-Aikidô para adultos trabalhamos com o objetivo de:

– Encontrar paz mental;
– prática de auto-defesa;
– aprender meios para se ter relações humanas suaves;
– saúde física e mental.

Ao adentrar o Dojo os ensinamentos começam. Não há restrições quanto ao tipo físico e a idade. Todos são bem vindos a praticar, seja qual momento for. Implementamos o princípio do não conflito. Como nos relacionar com o mundo (seus parceiros, seus oponentes, seus problemas) sem que haja conflito.

Ki-Aikido para crianças

As aulas de Ki-Aikidô para crianças trabalham os seguintes aspectos:
– Como ser calmo;
– como ser educado;
– como ser positivo;
– Como ser forte e relaxado.

Todas as aulas buscam um ambiente alegre e relaxado, onde as instruções ocorrem de modo harmonioso. Todos os movimentos do Ki-Aikido são baseados em movimentos naturais e trazem uma boa sensação.

 
Gostou? Então compartilhe:
Spirallab