O Fundador

Koichi Tohei

Um dos mais importantes instrutores de Aikido e mundialmente conhecido por seus esforços em disseminar a arte – Koichi Tohei, 10º dan. As contribuições de Tohei sensei para essa arte são inúmeras: desenvolvimento de um currículo técnico baseado nos princípios de ki, mais tarde conhecido como Shin Shin Toitsu Aikido (Ki Aikido); publicação de muitos dos primeiros livros de Aikido na língua inglesa; instrutor de vários atletas famosos incluindo o batedor de baseball (homerun) Sadaharu Oh e o campeão de sumo, Chiyonofuji; o primeiro a receber o 10º dan em Aikido, diretamente de seu fundador Morihei Ueshiba. (Aikido Journal)

“Let us have a Universal Mind
that loves and protects all creation
and helps all things grow and develop
To unify mind and body
and become one with the Universe is the ultimate purpose of our study” (Koichi Tohei).

“Tenhamos um espírito universal
que ama e protege toda a criação
e ajuda todas as coisas a crescer e desenvolver
Unificar mente e corpo
e ser uma coisa só no Universo é o propósito final do meu treinamento” (tradução livre).

 

 

Koichi Tohei – Infância

Koichi Tohei nasceu em Shitaya, Tokyo, in 1920. Com 3 anos de idade, retorna a sua terra natal localizada na região de Tochigi. Koichi era uma criança muito frágil e sempre necessitava de tratamentos médicos. Preocupado com a saúde de seu filho, o pai de Koichi Tohei matriculou-o em um dojo de Judô aos 9 anos de idade. Aos 14 anos é graduado faixa preta.

O encontro com Mr. Tesshu Yamaoka

Aos 16 anos de idade, entra para a Universidade de Keio e se dedica intensamente a prática do Judo. Tamanha foi essa dedicação que Tohei contrai pleurisia. Como consequência, afasta-se da universidade por um ano. Durante sua recuperação lê muitos livros e inicia um período de sérios estudos de auto conscientização, no qual culmina com a compreensão de que sua mente estava muito fraca. Paralelamente, depara-se com o livro sobre o Tesshu Yamaoka, no qual tinha sido escrito por seu aluno Tetsuju Ogura. Koichi Tohei impressiona-se com o livro e antes mesmo de se recuperar de sua doença ele vai até o dojo de Ichikukai, que é o dojo de Tetsuju Ogura. Nesse dojo ele inicia sua prática do Zen e respiração Misogi.

Discípulo do Mestre Morihei Ueshiba
Aos 19 anos, torna-se discípulo do mestre Morihei Ueshiba e inicia sua prática de Aikido. (artigo relacionado)

Conhecendo o poder do Ki no campo de batalha

Koichi Tohei entra para o exército logo depois de sua graduação na universidade de Keio. Aos 23 anos torna-se líder do pelotão no exército e é enviado para China por quatro anos. Ele descobre que se, no campo de batalha, o foco de atenção é perdido apenas por um momento, isso poderia significar a morte. Considerando essa circunstância Koichi decide realizar a respiração de Ki 200 vezes por dia. Praticando a respiração de Ki no campo de batalha, torna-se mestre em manter um ponto.
Às vezes ele não conseguia acalmar sua respiração mesmo realizando a respiração de ki e percebeu que isso acontecia quando um inimigo estava por perto. Como resultado de sua constante vigilância nenhum membro de seu pelotão foi morto ou ferido durante a guerra.

Encontro com mestre Tempu Nakamura

Depois da guerra, Koichi Tohei retorna à prática do Zen, Misogi e Aikido e se torna também discípulo do mestre Tempu Nakamura e passa a dominar o princípio “Mente move o Corpo” através dos ensinamentos do mestre Tempu. Desta forma, este princípio torna-se o centro de seu próprio ensinamento. A partir deste momento mestre Tempu demonstra grande confiança em Koichi Tohei.


* Tohei sensei faleceu em 19 de maio de 2011. Shinichi Tohei sensei, seu filho assume a presidência da Ki Society H.Q.

Principais alunos de Koichi Tohei

Koichi Kashiwaya, 8 º Dan Shin Shin Toitsu Aikido, Instrutor Chefe de Ki-Aikidô nas américas.
Koretoshi Maruyama, ex-Instrutor Chefe e Presidente da Ki Society, que desde então fundou o Aikido independente Yuishinkai estilo Internacional de Aikido.
Shizuo Imaizumi, 7 º Dan Shin Shin Toitsu Aikido, que fundou o estilo independente Shin Budo Kai do aikido.
Calvin Tabata, 8 Dan Shin Shin Toitsu Aikido e fundador do Ki NW Federação. Ele possui um Okuden rank Ki, é professor pleno na Ki Society, e é o Instrutor Chefe da Escola Kiatsu pessoais. Ele começou seu treinamento no Havaí e foi aluno direto ao longo da vida de Koichi Tohei.
Ken Williams – Fundador do Ki-Aikidô Federação da Grã-Bretanha.
Kenjiro Yoshigasaki, 8 º Dan Shin Shin Toitsu Aikido, que foi um pioneiro na divulgação de Ki-Aikidô na Europa e, desde então, fundou a Ki independente no Kenkyukai Association Internationale organização.
Fumio Toyoda, 6 º Dan, fundador da Associação de Aikido da América e da Associação Internacional de Aikido.
Shuji Maruyama fundador da Kokikai Aikido.
Steven Seagal, 7 º Dan, o ator de filme de ação americano, produtor, escritor, diretor e cantor e compositor de blues.
David E. Shaner, PhD, 7 º Dan, Instrutor Chefe da Federação Oriental de Ki e presidente do departamento de filosofiada Universidade de Furman, onde se especializou em filosofia japonesa.
Kenji Ota, apresentado em uma série de Panther Productions Ki-Aikido vídeos instrutivos, além de ser um grande dançarino e pai do 5 Dan, Steve Ota.

 

 
Gostou? Então compartilhe:
Spirallab